Paraná reavalia safra de soja e vê recorde acima de 20 mi t, diz Deral

Publicado em 20/02/2020 14:40

O Paraná deverá colher uma safra recorde de soja em 2019/20, de 20,36 milhões de toneladas, estimou nesta quinta-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), que até o mês passado previa uma colheita de 19,7 milhões de toneladas.

Caso a nova projeção se confirme, a safra do Paraná, tradicionalmente o segundo produtor de soja do Brasil, deverá superar o recorde registrado em 2016/17, de quase 20 milhões de toneladas, disse o economista Marcelo Garrido, do Deral, o órgão do governo paranaense que realiza estimativas.

"As condições nas últimas semanas foram boas para a safra, o pessoal andou reavaliando, a safra está muito boa, e o atraso no plantio acabou beneficiando a cultura", disse ele, lembrando que agronomicamente o ideal é plantar em outubro.

Contudo, muitos produtores do Paraná correm para plantar o quanto antes, se possível em setembro, para fazer a segunda safra de milho em uma boa janela climática, com menos riscos de seca e geadas.

"Frustrou para quem não conseguiu plantar soja no início, mas a parte sanitária da soja foi muito beneficiada, a cultura conseguiu se desenvolver bem, e está formando uma safra que tem tudo para ser recorde", comentou.

Com 22% da área de soja já colhida e a maior parte da safra em maturação (51%) e frutificação (43%), a expectativa é de que, pelos menos em termos de volume, o Estado confirme a produção estimada.

"A safra está bem encaminhada, tem previsão de chuvas para os próximos dias, acreditamos que a safra está bem encaminhada, pode ter uma alteração ou outra, mas de forma geral, em termos de volume, está bem encaminhada."

Com isso, a produção do Paraná poderia crescer 26% ante a temporada passada, que foi atingida pelo tempo seco.

O Deral fez ainda pequenos ajustes nas estimativa para as safra de milho.

No caso da primeira safra, houve elevação para 3,3 milhões de toneladas, aproximadamente 100 mil toneladas a mais do que na previsão de janeiro, o que representará um aumento de 5% na comparação anual.

A estimativa foi feita em momento em que o Estado já colheu 23% da área plantada.

Para a segunda safra, em processo de plantio, a projeção foi aumentada para 12,4 milhões de toneladas, um ajuste da mesma magnitude do realizado na primeira. Ainda assim, a colheita cairia 7% ante a temporada passada, quando a área e a produtividade esperada foram maiores.

Até o momento, o Estado plantou 32% da área projetada, de 2,16 milhões de hectares.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80 Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt
China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil
Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre
Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira