Plantio de soja na Argentina é concluído e o de milho atinge 97% da área estimada
O plantio de soja da safra 2019/20 da Argentina atingiu 100% da área prevista, de 17,4 milhões de hectares, disse a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. O avanço ante a semana anterior foi de 2,4 pontos porcentuais. As lavouras se encontram em período crítico de desenvolvimento com condições hídricas entre regulares e ótimas.
A bolsa elevou a projeção de colheita do país de 51 milhões de toneladas para 53,1 milhões de toneladas em virtude das boas condições para desenvolvimento da oleaginosa. A área semeada, contudo, ficou 200 mil hectares menor que o previsto na estimativa inicial.
Quanto ao milho, o plantio atinge 97% da área projetada, de 6,3 milhões de hectares. O avanço ante a semana anterior foi de 2,3 pontos porcentuais, e os trabalhos estão 0,2 pontos porcentuais adiantados ante o ciclo passado.
"Depois de uma semana com boas condições, o trabalho de plantio de milho com destino comercial começa a alcançar o trecho final", disse a bolsa.
Enquanto as regiões mais adiantadas estão em etapas de formação de grãos, a área que falta ser plantada, de 71,4 mil hectares, se concentra no norte da área agrícola.