Em Mato Grosso do Sul, lavoura de soja exige monitoramento e manejo eficiente para garantir safra recorde no estado

Publicado em 22/01/2020 11:31
Ferrugem asiática e plantas daninhas são alguns dos principais desafios enfrentados pelos agricultores do estado

Maracaju (MS), 21 de janeiro de 2020 – Mato Grosso do Sul deve registrar safra recorde com produtividade acima de 52 sacas por hectare, 8,5% maior que o ciclo anterior de acordo a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Nesta fase final da lavoura, o agricultor precisa ficar atento no manejo correto para evitar perdas pela ocorrência de doenças e plantas daninhas.

Segundo a Embrapa, as perdas causadas por ferrugem asiática podem variar de 10% a 90% do rendimento das plantas. Diante disso, a BASF apresenta soluções para o manejo eficiente durante a 24º edição do Showtec, evento realizado pela Fundação MS entre os dias 22 a 24 de janeiro, em Maracaju – MS.

Quando identificados os primeiros sintomas da ferrugem é preciso intervir para evitar o desenvolvimento e evolução do fungo na área. A BASF recomenda a utilização do Versatilis® Plus que é um kit com duas soluções que agem de forma conjunta apresentando maior eficiência: Versatilis® e Status®.

Versatilis® Plus traz mais praticidade e facilidade aos agricultores, isso porque é um kit pronto para aplicação, com a dose adequada para a cultura da soja. “Com a incidência de doenças severas, como a ferrugem, é muito importante o monitoramento, diagnóstico, planejamento na realização das pulverizações e a utilização das soluções corretas para cada fase da lavoura. O agricultor precisa pensar e agir em todo o sistema de produção para mais qualidade e rentabilidade no cultivo”, explica Hélio Cabral, gerente de Marketing Soja da BASF.

Os agricultores sul-mato-grossenses também enfrentam desafios com as plantas daninhas de difícil controle, como por exemplo o capim-amargoso que possui grande ocorrência na região. O professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná, Leandro Albrecht ressalta que a falta de controle das daninhas prejudica a produtividade e qualidade dos grãos interferindo de forma significativa na rentabilidade do agricultor.

“Além de servirem de hospedeiras para pragas e doenças, elas podem reduzir o rendimento, a qualidade dos grãos e dificultar o processo de colheita. É importante que os agricultores pensem no sistema de produção como um todo e utilizem todas as ferramentas disponíveis que envolvam boas práticas agrícolas. O uso de herbicida é uma importante ferramenta para o controle”, finaliza o pesquisador.

A dessecação pré-colheita é uma das práticas que contribui para o controle de plantas daninhas no sistema produtivo. A área dessecada fica livre de invasoras para o cultivo que será plantado após a soja. Além disso, a dessecação otimiza a colheita, dando maior uniformidade à lavoura e qualidade ao grão. O Finale® é o herbicida indicado para a dessecação da soja, auxiliando o agricultor na tomada de decisão.

E para o agricultor que já está planejando o manejo eficiente de plantas daninhas da próxima safra, a BASF oferece o herbicida Atectra®. Esta é outra ferramenta para o controle de plantas daninhas, mas neste caso a aplicação deve ser realizada no pré-plantio da soja e preferencialmente associado ao herbicida Heat® para garantir um melhor resultado e maior espectro de ação. O alvo da solução são as plantas de folha larga de difícil controle, como a buva, reduzindo a mato-competição, evitando perdas e contribuindo para a longevidade do cultivo.

Variedades de soja

Ainda durante o evento, a BASF reforça o seu compromisso com o legado do agricultor através das duas marcas Credenz® e SoyTech® que terão lançamentos para região. Com excelente teto produtivo, sanidade radicular e recomendada para as áreas mais férteis no Sul do Estado, a variedade ST 644 IPRO apresenta maior tolerância ao stress hídrico e será apresentada em primeira mão para os agricultores que visitarem a feira.

Outra novidade é a variedade CZ 26B77 IPRO que possui alto potencial produtivo, com elevado número de vagens por planta. “Esta cultivar oferece sanidade radicular com ampla resistência a nematoides de cisto”, explica Filipe Romano, gerente de negócios Credenz® da BASF.

Sobre a 24º Showtec

Onde: Estação Experimental da Fundação MS, Maracaju – MS

Data: 22 a 24 de janeiro de 2020

Website: https://www.portalshowtec.com.br/

Prezado jornalista, favor contatar a BASF, por meio de sua área da Comunicação Corporativa, em caso de informações sobre os produtos e sua correta aplicação. Uso exclusivamente agrícola. Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Versatilis®, Status®, Finale®, Atectra® e Heat®  estão devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento respectivamente sob os números 001188593, 6210, 0691,4916 e 01013.          

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais agrícolas, especialistas em gestão de pragas e outros, é nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em uma forte estrutura R&D e em um amplo portfólio, incluindo sementes e melhoramento genético, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, fitossanidade, controle de pragas e agricultura digital. Com equipes de especialistas em laboratório, campo, escritório e produção, conectamos o pensamento inovador e a ação realista para criar ideias reais que funcionam - para agricultores, sociedade e o planeta. Em 2018, nossa divisão gerou vendas de 6,2 bilhões de euros. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um dos nossos canais de mídia social.

Sobre a BASF

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.          

Tags:

Fonte: Basf

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja opera com baixas de dois dígitos na manhã desta 5ª feira na Bolsa de Chicago
Último USDA trouxe suporte temporário à soja em Chicago, mas safra do Brasil já voltou a pressionar
Processamento de soja nos EUA em dezembro atinge recorde, diz Nopa
Soja caminha de lado em Chicago nesta 4ª feira e testa leves baixas
Bom volume de chuvas ajudou desenvolvimento da soja em Nova Xavantina/MT com expectativa acima de 60 sc/ha
Mato Grosso do Sul passa por mais de 30 dias de estiagem nas lavouras de soja
undefined