Argentina: plantio de soja avança 8,9 pontos porcentuais na semana

Publicado em 30/12/2019 13:15

O plantio de soja da safra 2019/20 na Argentina avançou 8,9 pontos porcentuais em uma semana, para 79,1% da área estimada em 17,7 milhões de hectares, de acordo com relatório divulgado pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Os dados foram contabilizados até a última quinta-feira (26). O atraso na comparação com o ano passado é de 4,3 pontos porcentuais. A falta de umidade em algumas áreas atrasa o plantio da segunda safra - após a colheita do trigo -, enquanto em regiões já semeadas o déficit hídrico afeta o desenvolvimento vegetativo da planta.

No caso do milho, a semeadura atingiu 75,1% da área prevista, de 6,3 milhões de hectares. Os trabalhos avançaram 12,3 pontos porcentuais, estando 2,1 pontos porcentuais à frente do observado no mesmo período do ano passado. De acordo com o relatório, o plantio foi acelerado nas províncias de Buenos Aires e Córdoba com a semeadura de áreas tardias e de segunda safra - plantada após a colheita do trigo. "As chuvas acumuladas durante os últimos dias melhoraram parcialmente o estado dos primeiros quadros que passam pelo período de definição de rendimento", aponta a Bolsa.

A colheita de trigo; progrediu 10,3 pontos porcentuais na semana e chegou a 87,8% da área prevista de 6,6 milhões de hectares - avanço de 5,7 pontos porcentuais em relação a igual intervalo do ano passado. A área restante a ser colhida está localizada nas províncias de Buenos Aires, São Luiz e La Pampa, que devem ser finalizadas nas próximas semanas, segundo a Bolsa. Até o fechamento do relatório, 16 milhões de toneladas haviam sido colhidos, com rendimento de 2,83 t/ha - 0,13 t/ha menor que o observado na safra passada.
 

Tags:

Por: Isadora Duarte
Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25
Soja em Chicago rompe suporte importante dos US$10,30/bushel para Novembro, mas consegue finalizar acima desse patamar
Preços da soja fecham com mais de 1% de queda em Chicago nesta 2ª; atenção às retenciones na Argentina