China emite cotas para compras de soja dos EUA sem tarifas, dizem fontes

Publicado em 22/10/2019 09:11

PEQUIM (Reuters) - A China concedeu nesta terça-feira a grandes empresas locais e internacionais cotas livres de tarifa para a importação de soja dos Estados Unidos, disseram três fontes com conhecimento de uma reunião realizada pelo governo para discutir o tema.

A cota para importações de soja dos EUA foi concedida para processadores estatais, privados e grandes "tradings" internacionais com plantas de processamento na China, disseram duas das fontes.

Cotas para um total de 10 milhões de toneladas foram concedidas no encontro, que foi promovido por uma agência estatal de planejamento, disse uma das fontes. O volume também foi citado pela publicação AgriCensus nesta terça-feira.

A reunião vem após o presidente norte-americano Donald Trump ter afirmado que a China concordou em comprar até 50 bilhões de dólares em produtos agrícolas dos EUA por ano em meio a negociações comerciais entre os países mais cedo neste mês.

A planejadora estatal chinesa, Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, não respondeu tentativas de contato após o horário comercial.

(Por Hallie Gu e Dominique Patton em Pequim e Naveen Thukral em Cingapura)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25
Soja em Chicago rompe suporte importante dos US$10,30/bushel para Novembro, mas consegue finalizar acima desse patamar
Preços da soja fecham com mais de 1% de queda em Chicago nesta 2ª; atenção às retenciones na Argentina