Monitoramento Agrícola da Conab mostra que precipitações atrasam plantio da soja

Publicado em 25/09/2019 13:36

A edição de setembro do Boletim de Monitoramento Agrícola, publicação que traz as análises meteorológicas realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revelou que as precipitações de chuva na Região Central do Brasil impossibilitaram o início do plantio da soja nos estados em que o vazio sanitário terminou.

Por outro lado, de acordo com a pesquisa, as precipitações ocorridas na maior parte da Região Sul, favoreceram o desenvolvimento do trigo. A chuva ocorrida na região da SEALBA (Alagoas, Sergipe e Leste da Bahia) também ajudou a cultura do milho. O Índice de Vegetação, outro indicador monitorado no estudo, indicou boas condições para o desenvolvimento das culturas de inverno no estado do Rio Grande do Sul. Já os gráficos do Paraná mostraram uma redução no desenvolvimento do trigo devido às intempéries climáticas.

As análises ocorreram entre os dias 1º e 15 de setembro e tiveram como foco principal os cultivos de inverno. O Boletim de Monitoramento dá apoio tanto para as atividades de estimativa de safra, quanto à formação de conjunturas de mercado e gestão de estoques da Companhia. As condições atuais das lavouras são avaliadas por meio do monitoramento agrometeorológico nas principais regiões produtoras do país, em complementação aos dados de campo. O objetivo da combinação de coleta e análise de dados é gerar diagnósticos precisos da safra, para garantir a assertividade das estimativas de produção.

Tags:

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25
Soja em Chicago rompe suporte importante dos US$10,30/bushel para Novembro, mas consegue finalizar acima desse patamar