CNA reúne produtores de soja e milho para levantar custos de produção em MT

Publicado em 19/08/2019 08:48

Os levantamentos de custos de produção de grãos em Mato Grosso foram encerrados na sexta (16) com a realização do painel em Querência, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) dentro do projeto Campo Futuro.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Alan Malinski, houve queda de produtividade de até 10% na região por causa da estiagem ocorrida em meados de dezembro e janeiro, que representou uma colheita de 57 sacas por hectare. No caso do milho, a produtividade foi boa, embora o preço fosse menor em relação á safra passada.

“Mas nas duas culturas o produtor conseguiu cobrir as despesas e ele conseguirá investir em tecnologia para ter uma safra melhor”, explicou Malinski.

Segundo o produtor André Bonnan, é fundamental o produtor acompanhar seus custos e ter tudo na ponta do lápis para se manter na atividade. Já Osmar Frizzo, também produtor na região, o produtor deve estar alerta, diante do aumentos dos custos dos insumos e da logística cara na região.

O objetivo do Campo Futuro é auxiliar o produtor rural na administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção. A coleta de dados contou com a participação de representantes de sindicados rurais e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Tags:

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja volta a perder força e, na esteira do milho e do trigo, passa a recuar nesta 4ª em Chicago
Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25