Soja amplia ganhos e opera com mais de 14 pts de alta em Chicago nesta 5ª feira

Publicado em 08/08/2019 12:09
Mercado atento ao clima no Corn Belt para segunda quinzena de agosto

O mercado da soja vem ampliando seus ganhos na sessão desta quinta-feira (8) com apoio, principalmente, de preocupações com o clima no Meio-Oeste norte-americano. Perto de 11h45 (horário de Brasília), as altas entre as posições mais negociadas na Bolsa de Chicago variavam entre 14,25 e 17 pontos, com o novembro valendo US$ 8,84 por bushel. 

Segundo explicam analistas, as temperaturas esperadas para os próximos dias deverão ficar acima da média e poderão trazer ainda mais preocupação para os produtores norte-americanos. As informações, apuradas pela Agrinvest Commodities, partem de modelos climáticos europeus. 

No entanto, estas não são previsões que convergem com os modelos americanos, que indicam temperaturas dentro da média para os próximos dias.

E como sazonalmente acontece, o clima pesa muito sobre a formação dos preços neste momento, uma vez que agosto é o mês determinante quando o assunto é clima para a cultura da soja nos EUA e a definição de seus níveis de produtividade, ainda mais em uma safra onde a época de plantio enfrentou tantos problemas.

Além disso, os traders seguem seu posicionamento à espera do novo boletim mensal de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz nesta segunda-feira (12). 

Os dados são muito esperados por conta dos problemas enfrentados por produtores em todo o Corn Belt durante o plantio e desenvolvimento das lavouras, o que tem acabado por resultar, até agora, em estimativas não tão apuradas, deixando os negócios na CBOT mal direcionados.  

Paralelamente, mas não menos importante, a guerra comercial segue presente no radar dos traders, que acompanham cada novo passo de Donald Trump e Xi Jinping. As tensões estão bastante grandes entre os dois países e um acordo se mostra cada vez mais distantes. 
 
Enquanto isso, não só as commodities, mas o mercado financeiro de uma forma geral sofrem os impactos e já se ventila a possibilidade de uma recessão na economia mundial. 

O mercado de soja e derivados, também nesta quinta-feira, recebeu a notícia de uma nova venda de 135 mil toneladas de farelo para as Filipinas e contribuiu para o avanço das cotações. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja volta a perder força e, na esteira do milho e do trigo, passa a recuar nesta 4ª em Chicago
Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25