Produtores de soja do Conesul definem pauta comum em Buenos Aires

Publicado em 01/08/2019 17:56

Produtores de soja de Brasil, Argentina e Paraguai se reuniram nesta quinta-feira (1/8), em Buenos Aires, para iniciar diálogos sobre temas de interesse do setor e compartilhar decisões que envolvam os sojicultores dos três principais países produtores de soja da América do Sul. Atualmente, os sojicultores do bloco são responsáveis por 52% da produção mundial e por 63% das exportações de soja globais.

Entre os temas a serem debatidos estão o posicionamento dos países em relação ao uso de pesticidas e ao limite máximo de resíduos. O grupo pretende discutir com as multinacionais a necessidade das novas biotecnologias em desenvolvimento para a cultura da soja na região.

Também será tema de conversas a definição de modelo e valores de cobrança unificada de royalties para o bloco. Os sojicultores pretendem ainda unificar informações de safra com credibilidade similar à adotada pelo USDA (Departamento Norte-Americano de Agricultura) e estruturar o comércio por meio da criação de uma Bolsas da América do Sul.

As reuniões serão anuais e realizadas em cada país sede de forma itinerante. Ficou definido que a atuação e o foco do grupo será nos países da região e em fóruns internacionais, por meio de resoluções construídas pelos países membros

As entidades envolvidas de cada país atuarão em parceria com o CAS (Conselho Agropecuário do Sul), com o COSAVE (Comitê de Sanidade Vegetal) e com demais órgãos internacionais como a FAO, organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

A reunião foi fomentada pelo senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS). Participaram também do encontro os presidentes da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, da Aprosoja Mato Grosso, Antônio Galvan, e os respectivos diretores executivos, Fabrício Rosa e Wellington Andrade.

Tags:

Fonte: Aprosoja Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja volta a perder força e, na esteira do milho e do trigo, passa a recuar nesta 4ª em Chicago
Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25