Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago e foca encontro China x EUA

Publicado em 29/07/2019 07:57

Preços da soja em alta na manhã desta segunda-feira (29) na Bolsa de Chicago. Por volta de 7h40 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 5 e 5,25 pontos, com o agosto valendo US$ 8,88 e o novembro, US$ 9,06 por bushel. O mercado inicia a semana se posicionando, após a especulação intensa da semana anterior. Ainda assim, enfrenta novos dias de uma série de fatores em aberto. 

Um dos principais pontos de atenção nesta semana será o encontro pessoal que acontece na China entre líderes americanos e chineses para retomar as negociações em torno do conflito comercial. A disputa já dura mais de um ano e que mudou completamente a dinâmica do mercado global de soja. 

Os países buscam um acordo, mas se sabe que o caminho ainda é bastante longo. O presidente Donald Trump, durante a semana, mais uma vez fez declarações sobre a nação asiática e e afirmou que não acredita que um consenso seja alcançado na reunião dos próximos dias. 

Paralelamente, foco no clima no Corn Belt e no desenvolvimento das lavouras norte-americanas. As condições ainda são bastante irregulares e há regiões de produção onde o cenário de falta de chuvas de mais de 10 dias já traz mais preocupações ainda sobre a qualidade da soja e do milho. 

"Embora o oeste e norte  do Corn Belt estejam melhorando, parte das áreas de Illinois e Indiana continuam precisando urgentemente de chuvas", diz o diretor do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa.

A expectativa do mercado para o boletim semanal de acompanhamento de safras que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz no final da tarde de hoje, após o fechamento do pregão, indica o índice de lavouras de soja em boas ou excelentes condições em 53%, contra 54% da semana anterioe e 67% de média dos últimos cinco anos. O relatório chega às 17h (Brasília). 

Veja como fechou o mercado na última semana:

>> Soja: Com muitos fatores indefinidos, produtor no BR tem que buscar proteção de preço

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CEPEA/ABIOVE: Com quebra de safra, agroindústria ameniza queda do PIB da soja e do biodiesel
Soja: Mercado atua com estabilidade em Chicago, testando os dois lados da tabela nesta 4ª
Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%