Soja sobe em Chicago nesta 3ª com trabalhos de campo evoluindo menos do que esperado nos EUA

Publicado em 25/06/2019 08:01
Números do USDA mostram continuidade do severo atraso na safra americana

Com os trabalhos de campo ainda abaixo do esperado nos Estados Unidos, o preços da soja continua subindo na Bolsa de Chicago. Perto de 7h45 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 5,50 e 6,50 pontos, com o julho valendo US$ 9,15 e o agosto, US$ 9,21 por bushel. O mercado reage hoje aos números trazidos no fim da tarde pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) após o fechamento do pregão. 

A instituição informou que 85% da área já foi semeada, enquanto na semana passada eram 77%. A média esperada pelo mercado era de 87%, no ano passado o plantio já estava concluído e a média plurianual da oleaginosa é de 97%. E neste caso, Ohio é quem lidera o atraso, com apenas 65% de seu plantio concluído, contra 99% do ano passado e 98% de média. 

Além disso, reportou ainda que 71% das lavouras de soja já germinaram até o último domingo (23), enquanto eram 55% na semana passada e 91% de média plurianual. 

Pela primeira vez nesta safra, o USDA trouxe os índices de condições de lavouras mostrando 54% delas em condições boas ou excelentes. O mercado esperava 57%. Há um ano, 75% das lavouras estavam em boas/excelentes condições e a média é de 69%. São ainda 36% dos campos em estado regular e 10% em situação ruim ou muito ruim. 

Leia mais:

>> USDA traz plantio ligeiramente aquém do esperado e 10% da soja em condições ruins/muito ruins

"O mercado dos grãos continua subindo na medida em que as condições desfavoráveis no Corn Belt - com o excesso de chuvas e as baixas temperaturas - seguem marcando esta safra. Agora, se espera a confirmação de um tempo um pouco mais quente e seco nas próximas semanas, como mostram as últimas previsões", explicam os consultores da Allendale, Inc. 

Ainda nesta semana, intensa especulação também sobre os boletins que o USDA traz na sexta-feira, 28, de estoques trimestrais e, principalmente, área de plantio, bem como sobre a reunião do G20 que começa na sexta também, e onde podem se encontrar Donald Trump e Xi Jinping. 

Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira:

>> Soja fecha em campo positivo nesta 2ª feira, mas preços cedem no mercado do BR

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desequilíbrio entre oferta e demanda no mundo deve derrubar preços da soja em 2025; antecipar vendas da safra nova pode ser boa estratégia
CEPEA/ABIOVE: Com quebra de safra, agroindústria ameniza queda do PIB da soja e do biodiesel
Soja: Mercado atua com estabilidade em Chicago, testando os dois lados da tabela nesta 4ª
Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados