Vendas de soja atingem 70% da produção, diz DATAGRO

Publicado em 13/06/2019 10:12
Índice de comercialização está abaixo daquele registrado no ano passado

Dados da DATAGRO Consultoria mostram que a comercialização da safra 2018/19 de soja no Brasil chegou a 70% da produção esperada até o dia 7 de junho, índice abaixo dos 73% registrados em mesmo período da safra passada. O número também está bem abaixo do recorde de 77% de 2016, mas em linha com os 70% da média normal de cinco anos para o período.

As negociações registraram uma alta de 13% sobre o relatório divulgado anteriormente. De acordo com a DATAGRO, o bom ritmo nas vendas aconteceu devido à confirmação do comportamento positivo nos preços.

Sobre as vendas de soja da safra 2019/20, 14,5% da produção já foi negociada. O índice está acima dos 11,3% registrado em 2018, e também é maior sobre os 7% da média dos últimos cinco anos. Neste ano, a comercialização encontra-se em um bom ritmo, considerando que está um pouco abaixo do índice recorde de 14,7% observado em 2016.

Safra de milho

As vendas da safra de milho de verão registraram forte crescimento de 18%, alcançando 63% da produção obtida até 7 de junho, contra 56% em mesmo período do ano passado. Há um mês, os dados apontavam 45% da safra negociada. Neste momento, as vendas estão acima da média dos 57% para cinco anos.

Para a safra de inverno 2019, a comercialização chegou a 54% da produção estimada, com avanço de 10% sobre os 44% registrados no mês anterior. O ritmo das vendas também está acima dos 46% observados no ano passado e ainda é maior que a média para os últimos cinco anos (51%).

Tags:

Fonte: DATAGRO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha 4ª feira com baixas na B3, sentindo peso de Chicago e de mais oferta no Brasil
Desequilíbrio entre oferta e demanda no mundo deve derrubar preços da soja em 2025; antecipar vendas da safra nova pode ser boa estratégia
CEPEA/ABIOVE: Com quebra de safra, agroindústria ameniza queda do PIB da soja e do biodiesel
Soja: Mercado atua com estabilidade em Chicago, testando os dois lados da tabela nesta 4ª
Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago