USDA: Vendas semanais de soja dos EUA ficam dentro do esperado; milho supera expectativas

Publicado em 31/05/2019 11:22

Nesta sexta-feira (31), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo boletim de vendas semanais para exportação de grãos. Os números da soja ficaram dentro do esperado, milho acima e trigo, abaixo. 

SOJA E DERIVADOS

Na semana encerrada em 23 de maio, os EUA venderam 455,8 mil toneladas de soja em grão, contra expectativas de 250 mil a 650 mil toneladas. O maior volume deverá ser destinado à China. O total apresentou uma baixa de 15% em relação á semana anterior, mas é 92% maior do que a média das últimas quatro semanas. 

No acumulado da temporada, as vendas americanas já somam 46.228,7 milhões de toneladas, contra mais de 55,4 milhões do mesmo período do ano anterior. Os números mostram que o programa de exportações dos EUA segue bastante atrasado. Em todo o ano comercial, a projeção do USDA é de que os EUA exportem 48,31 milhões de toneladas.

Da safra 2019/20, os americanos venderam 22 mil toneladas, com a maior parte adquirida por destinos não revelados.  

Farelo - As vendas semanais de farelo de soja, por sua vez, totalizaram 183,8 mil toneladas. O mercado esperava algo entre 150 mil e 375 mil. As Filipinas foram o país que adquiriu o maior volume do total. 

Óleo - De óleo de soja, as vendas dos EUA foram de 35,1 mil toneladas, acima do intervalo esperado pelos traders de 8 mil a 22 mil toneladas. A Coreia do Sul foi a maior compradora do subproduto dos EUA. 

MILHO

Apresentando um bom aumento em relação à semana anterior, as vendas semanais de milho para exportação dos EUA totalizaram 906,8 mil toneladas. As expectativas variavam de 450 mil a 850 mil toneladas. O Japão foi o principal destino. 

Com esse volume, o total das vendas no ano comercial presente é de 48.247,0 milhões de toneladas, contra mais de 54 mihões do ano anterior, nessa mesma época. As exportações totais dos EUA deverão chegar a 58,42 milhões de toneladas, ainda de acordo com o USDA. 

Os americanos também venderam 76,5 mil toneladas do grão da safra 2019/20, com a maior parte destinada ao México. 

TRIGO

As vendas semanais de trigo dos EUA foram de 153 mil toneladas, abaixo do intervalo esperado pelo mercado de 200 mil a 600 mil toneladas. Apesar de baixo, o total ainda ficou bem acima do registrado na semana anterior e 63% acima da média das últimas quatro semanas. A Indonésia foi a maior compradora. Da safra 2019/20 foram vendidas 411,8 mil toneladas. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha 4ª feira com baixas na B3, sentindo peso de Chicago e de mais oferta no Brasil
Desequilíbrio entre oferta e demanda no mundo deve derrubar preços da soja em 2025; antecipar vendas da safra nova pode ser boa estratégia
CEPEA/ABIOVE: Com quebra de safra, agroindústria ameniza queda do PIB da soja e do biodiesel
Soja: Mercado atua com estabilidade em Chicago, testando os dois lados da tabela nesta 4ª
Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago