Argentina: quase 10% da soja da Zona Núcleo teve de passar por replantio

Publicado em 04/01/2019 08:55

O Guia Estratégico para o Agronegócio (GEA) da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR) alertou que quase 10% da soja plantada na Zona Núcleo teve que ser replantada, por conta das fortes chuvas ocorridas durante as últimas semanas.

"Ano recorde de replantios: 9,6% da soja da região teve que voltar a ser plantada", disse o GEA em seu boletim semanal para a Zona Núcleo.

Além disso, o GEA também estimou que foram perdidos 525 mil hectares entre cultivos de primeira e de segunda etapa e que há muitas áreas com caminhos intransitáveis e alagamentos.

Outro inconveniente causado pelas chuvas é o lento crescimento da soja por conta das temperaturas baixas de dezembro, que favoreceu o nascimento de novas ervas daninhas.

Contudo, espera-se que as chuvas sigam mantendo a situação sem estresse hídrico e, apesar de tudo, se espera que as chuvas continuem e terminem jogando a favor, recompondo a condição da oleaginosa.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Produtor brasileiro tem que seguir escalonando vendas de soja para aproveitar momentos do mercado Soja: Produtor brasileiro tem que seguir escalonando vendas de soja para aproveitar momentos do mercado
Soja tem balanço semanal positivo em Chicago, com preços testando mais elevados patamares em dois meses Soja tem balanço semanal positivo em Chicago, com preços testando mais elevados patamares em dois meses
Produtores de soja do Paraguai enfrentam 'tobogã' na guerra tarifária
Brasil tem semana de bons negócios com a soja no Brasil; altas em Chicago compensam queda do dólar
Soja fecha com altas de dois dígitos em Chicago, motivada por disparada do óleo nesta 5ª feira
No Senado, CNA debate moratória da soja