Argentina: quase 10% da soja da Zona Núcleo teve de passar por replantio

Publicado em 04/01/2019 08:55

O Guia Estratégico para o Agronegócio (GEA) da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR) alertou que quase 10% da soja plantada na Zona Núcleo teve que ser replantada, por conta das fortes chuvas ocorridas durante as últimas semanas.

"Ano recorde de replantios: 9,6% da soja da região teve que voltar a ser plantada", disse o GEA em seu boletim semanal para a Zona Núcleo.

Além disso, o GEA também estimou que foram perdidos 525 mil hectares entre cultivos de primeira e de segunda etapa e que há muitas áreas com caminhos intransitáveis e alagamentos.

Outro inconveniente causado pelas chuvas é o lento crescimento da soja por conta das temperaturas baixas de dezembro, que favoreceu o nascimento de novas ervas daninhas.

Contudo, espera-se que as chuvas sigam mantendo a situação sem estresse hídrico e, apesar de tudo, se espera que as chuvas continuem e terminem jogando a favor, recompondo a condição da oleaginosa.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Política americana, demanda forte e derivados dão tom positivo à Chicago com soja subindo 30 pontos nesse início de semana
Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária