Com estiagem de 20 dias em algumas regiões de MS, cresce preocupação com impacto nas lavouras de soja

Publicado em 19/12/2018 16:23
Aprosoja/MS diz que veranicos estão atingindo as lavouras justamente no período de enchimento dos grãos e que registros de perdas ainda dependem de maior tempo de avaliação.

Cresce a preocupação da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) com o impacto que os veranicos – períodos de grande estiagem e altas temperaturas, podem causar nas lavouras da oleaginosa. Em algumas regiões do estado a estiagem chega a 20 dias.

Segundo relatório da entidade, a safra na região norte está com desenvolvimento mais adiantado em relação à fronteira, devido ao volume de chuvas no período de semeadura, que estimulou a extensão do plantio.

As propriedades mais impactadas pela estiagem estão no sul do estado, podendo sofrer os maiores reflexos dos veranicos os produtores que praticaram o plantio entre a segunda quinzena de setembro e a primeira semana de outubro. Nessa região, algumas propriedades já estão há mais de 15 dias sem chuvas.

Confira a notícia no site do G1 MS. 

Tags:

Fonte: G1 MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha 4ª feira com baixas na B3, sentindo peso de Chicago e de mais oferta no Brasil
Desequilíbrio entre oferta e demanda no mundo deve derrubar preços da soja em 2025; antecipar vendas da safra nova pode ser boa estratégia
CEPEA/ABIOVE: Com quebra de safra, agroindústria ameniza queda do PIB da soja e do biodiesel
Soja: Mercado atua com estabilidade em Chicago, testando os dois lados da tabela nesta 4ª
Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago