Argentina: produção 2018/19 da província de Córdoba deve ficar próxima do recorde

Publicado em 22/11/2018 14:54

A colheita total para a safra 2018/19 na província de Córdoba, Argentina, poderia rondar as 33 milhões de toneladas, o que significaria um forte aumento em relação ao último ciclo, que foi o pior dos últimos cinco em função de uma grande seca.

Essa é a previsão do Governo da província, informada nesta quarta-feira (21) pelo secretário de Agricultura, Marcos Blanda.

Segundo publica o La Voz, caso seja confirmada a previsão oficial, o agronegócio de Córdoba aumentaria sua produção de grãos em 38% em comparação com a safra passada, que teve como resultado uma colheita de 24 milhões de toneladas.

Por sua vez, Córdoba estaria perto de alcançar a marca de 2016/17, com 35,3 milhões de toneladas, superando a média das últimas sete temporadas, que é de 27 milhões de toneladas.

A perspectiva otimista da província vem sobre um cenário climático que é favorável para a produção agrícola argentina, com um regime de chuvas que acompanhará o desenvolvimento dos cultivos desde o plantio até a colheita.

A safra não começou bem como um todo porque, embora o trigo tenha adicionado 200 mil hectares, houve um combo de déficit hídrico mais geadas, granizo e alagamentos em zonas pontuais, afetaram os rendimentos. Assim, a produção do cereal ficaria em 3,7 milhões de toneladas, 9% abaixo do ano passado. De todos os modos, seria o quarto maior valor desde 1960.

No que diz respeito à safra de verão, a estimativa oficial é de uma área de 4,6 milhões de hectares, o mesmo número que no ciclo anterior. Supondo rendimentos em torno da média dos últimos exercícios, a soja aportaria 15 milhões de toneladas.

A chave para que essa colheita total esteja próxima do recorde é o milho: se confirmadas as intenções de plantio de segunda etapa, o cereal de verão se estenderia por mais de 2 milhões de hectares pela primeira vez na história e poderia alcançar 14 milhões de toneladas, superando a marca de 13,1 milhões de toneladas em 2016/17.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas
undefined