Importação de soja pela China deve cair a 91 mi t em 18/19, prevê Informa

Publicado em 14/11/2018 09:10

GUANGZHOU/PEQUIM (Reuters) - As importações de soja pela China em 2018/19 devem cair para 91 milhões de toneladas, ante 94 milhões de toneladas na temporada anterior, em meio a uma disputa comercial com os EUA, afirmou um analista da Informa Economics nesta quarta-feira.

A China, que compra 60 por cento da soja comercializada no mundo, está envolvida em uma amarga guerra comercial com os Estados Unidos. O país restringiu as compras de grãos dos EUA.

Pequim impôs uma tarifa de 25 por cento em uma lista de produtos dos EUA, incluindo soja, em 6 de julho, em resposta a medidas semelhantes aplicadas pelos norte-americanos sobre produtos chineses.

Neste contexto, a previsão é de que a produção e as exportações brasileiras de soja aumentem, disse Peter Rohde, vice-presidente da Informa Economics, em uma conferência do setor em Guangzhou.

Ele projetou as exportações brasileiras de soja em um recorde de 80 milhões de toneladas em 2019/20, em comparação com 79,3 milhões de toneladas no ano anterior.

(Por Hallie Gu e Dominique Patton)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CEPEA/ABIOVE: Com quebra de safra, agroindústria ameniza queda do PIB da soja e do biodiesel
Soja: Mercado atua com estabilidade em Chicago, testando os dois lados da tabela nesta 4ª
Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%