Plantio de soja no Brasil chega a 34%, com ritmo puxado por MT, diz AgRural

Publicado em 19/10/2018 18:22

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio da safra de soja 2018/19 no Brasil alcançou 34 por cento da área total, avançando 14 pontos percentuais ante a semana passada, puxado principalmente pelo ritmo dos trabalhos em Mato Grosso, informou a consultoria AgRural nesta sexta-feira.

A semeadura da oleaginosa deste ano é a mais acelerada já registrada no país, superando a safra de 2016/17, na qual 28 por cento da área total estava plantada em igual período. Esse ritmo de plantio significa que o Brasil poderá ter mais soja colhida já em janeiro.

O número deste ano está muito acima dos 20 por cento registrados há um ano e 18 por cento na média de cinco anos.

O Mato Grosso, maior produtor de soja do país, é o Estado com maior avanço dos trabalhos no campo, com 62 por cento da área total plantada, ante 34 por cento na semana passada e 27 por cento na comparação anual.

"Apesar do ritmo acelerado dos trabalhos, a distribuição das chuvas ainda deixa a desejar no Estado, com bons volumes em algumas regiões e acumulados ainda abaixo da média em outros", disse a AgRural em relatório.

O Paraná, que liderava o plantio e é o segundo maior produtor nacional da commodity, perdeu fôlego na última semana, em decorrência da continuidade de chuvas acima da média. O Estado atingiu 48 por cento da área, ante 40 por cento na semana passada e 53 por cento há um ano, segundo a AgRural, que confirmou dados divulgados no início da semana pelo governo estadual.

MILHO

A semeadura da primeira safra de milho 2018/19 na região centro-sul do Brasil chegou a 48 por cento nesta semana, avanço semanal de 4 pontos percentuais, ante 42 por cento há um ano e 45 por cento na média de cinco anos, segundo a AgRural.

"Os trabalhos seguem concentrados no Sul do país, onde o excesso de chuva desta semana deixou o plantio mais lento, ainda que já perto do fim nos três Estados da região", disse a consultoria.

(Por Isabel Marchenta)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo