PR: Plantio da soja deve se encerrar no fim de semana

Publicado em 18/10/2018 09:37

Dos quase 1,1 milhão de hectares destinados à soja no oeste na safra de verão 2018//2019, em torno de 6% ainda aguardam para serem semeados. Percentual que deve ser zerado no fim de semana se a previsão de sol se confirmar para sexta, sábado e domingo. 

Os 94% plantados estão emergidos e se encontram em desenvolvimento vegetativo. A qualidade não foi afetada pelo excesso de umidade, mesmo com o mês de outubro caminhar para ser o mais molhado do ano, com 300mm acumulados, considerando que apenas ontem foram mais de 50mm. O problema é que o excesso de chuva tem dificultado os tratos culturais com as aplicações preventivas de fungicidas e herbicidas, levando em consideração que as condições climáticas são bastante favoráveis para o aparecimento de doenças oportunistas.

Segundo o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural) no Núcleo Regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Toledo Paulo Oliva, a chuva não chega a castigar as lavouras da oleaginosa e a esperança dos produtores para encerrar o plantio está no tempo que promete firmar no fim de semana. “Por enquanto as lavouras se desenvolvem bem. A chuva dessa quarta veio tranquila, agora é esperar para fazer as aplicações preventivas. As condições neste ano são muito melhores que as registradas ano passado”, reforçou.

Leia a notícia na íntegra no site do O Paraná

Tags:

Fonte: O Paraná

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25
Soja em Chicago rompe suporte importante dos US$10,30/bushel para Novembro, mas consegue finalizar acima desse patamar