Paraná: Vendas antecipadas da soja travam em 15%

Publicado em 15/10/2018 11:55

As vendas antecipadas da soja estão completamente paradas há cerca de um mês na região oeste do Paraná com um cenário que se assemelha à realidade estadual. As transações travaram em cerca de 15% daquilo que deve ser colhido. Isso significa, que dos 3,9 milhões de toneladas que se espera da produção regional, cuja safra está sendo cultivada agora, foram firmados contratos para a entrega de aproximadamente 600 mil toneladas.

Os motivos para que as transações sigam emperradas estão calcados em dois fortes argumentos: as trades que compram a soja querem o produto colocado no porto pelo preço indicado pelo mercado para fechamento do contrato. Isso significa que o produtor deverá incorporar o transporte, com uma polêmica tabela que vigora desde o fim do mês de maio e há dois meses como forma de lei. “Como essa tabela vem sendo discutida na Justiça e ninguém quer pagar a conta, porque o frete encareceu muito, nem produtor nem as trades estão fechando negócio neste momento”, afirma o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. 

Leia a notícia na íntegra no site do O Paraná

Tags:

Fonte: O Paraná

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25
Soja em Chicago rompe suporte importante dos US$10,30/bushel para Novembro, mas consegue finalizar acima desse patamar