Clima colabora e plantio da soja atinge 50% da área na Comcam

Publicado em 02/10/2018 15:04

Os produtores rurais estão acelerando o plantio de soja da safra 2018/19 na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à secretaria Estadual da Agricultura, este foi o início de plantio mais precoce em pelo menos 5 anos.

Este ano, de acordo com estimativas do Deral, a produção da oleaginosa será de 2,5 milhões de toneladas, volume 3% maior em relação a 2017, quando a região produziu 2,3 milhões. A área nesta safra se manteve a mesma em relação a 2017: 680 mil hectares. No ano passado, a seca e chuva durante a colheita contribuíram para a quebra de produção.

Com o clima colaborando para a semeadura, o plantio atingiu nesta semana 50% da área na Comcam. “Choveu bem e os produtores estão aproveitando a umidade”, frisou o economista do Deral de Campo Mourão, Anderson Roberto dos Santos. Em 2017, o plantio iniciou com pelo menos 15 dias de atraso em decorrência da estiagem. A expectativa é que a semeadura seja concluída até a primeira quinzena de novembro. 

Leia a notícia na íntegra no site da Tribuna do Interior. 

Tags:

Fonte: Tribuna do Interior

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25
Soja em Chicago rompe suporte importante dos US$10,30/bushel para Novembro, mas consegue finalizar acima desse patamar