EUA pagarão US$ 4,7 bi em auxílio aos produtores prejudicados por tarifas

Publicado em 27/08/2018 17:26

CHICAGO (Reuters) - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira que o seu pacote de auxílio ao setor agrícola de 12 bilhões de dólares incluiria 4,7 bilhões de dólares em pagamentos diretos aos agricultores, para ajudar a compensar as perdas causadas pelas tarifas retalitórias sobre as exportações norte-americanas nesta temporada.

A maior parte dos pagamentos, 3,6 bilhões de dólares, seria destinada para os produtores de soja. Isso corresponde a 1,65 dólar por bushel multiplicado por 50 por cento da produção, disse o subsecretário de Produção Agrícola e Conservação, Bill Northey, em teleconferência.

A China tradicionalmente compra 60 por cento das exportações de soja dos EUA, mas têm estado fora do mercado desde a implementação de tarifas sobre as importações norte-americanas em retaliação às taxas da administração de Donald Trump sobre produtos chineses.

O pacote de auxílio, originalmente anunciado em julho, também inclui pagamentos para o sorgo de 86 centavos de dólar por bushel multiplicado por 50 por cento da produção, 1 centavo de dólar por bushel de milho, 14 centavos de dólar por bushel de trigo e 6 centavos de dólar por libra de algodão.

Os pagamentos para os criadores de suínos serão de 8 dólares por porco, multiplicados por 50 por cento da produção em 1º de agosto, disse Northey, acrescentando que produtores de laticínios também serão beneficiados.

O secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, disse que o programa começará em 4 de setembro, para coincidir com a colheita de 2018. Os produtores precisarão comprovar produção atual para coletar os pagamentos, que têm limite de 125 mil dólares por pessoa.

Uma segunda rodada de pagamentos será avaliada, dependendo da necessidade.

O programa também incluirá 1,2 bilhão de dólares em compras de commodities, incluindo carne suína e laticínios, a serem distribuídas por vários meses, disseram autoridades.

Perdue disse que o programa incluirá cerca de 200 milhões de dólares para um programa de promoção comercial para desenvolver novos mercados.

O pacote foi visto como um estímulo temporário para os agricultores, já que os EUA e a China negociam questões comerciais.

(Por Michael Hirtzer, Caroline Stauffer e P.J. Huffstutter)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25
Soja em Chicago rompe suporte importante dos US$10,30/bushel para Novembro, mas consegue finalizar acima desse patamar
Preços da soja fecham com mais de 1% de queda em Chicago nesta 2ª; atenção às retenciones na Argentina