Soja: Acordo entre EUA e Europa estimula mercado e preços sobem mais de 15 pts em Chicago nesta 5ª

Publicado em 26/07/2018 08:27

A euforia voltou ao mercado internacional da soja nesta quinta-feira (26) depois do anúncio do presidente americano Donald Trump de zerar a tarifa para a Europa comprar soja com exclusividade dos Estados Unidos. 

"Nós vamos trabalhar para reduzir as barreiras e aumentar o comércio em serviços, químicos, farmacêuticos, produtos médicos, assim como soja", disse Trump no fim do dia nesta quarta-feira (25) e a reação nos preços na Bolsa de Chicago foi imediata. 

Leia mais:

>> Trump zera tarifa para Europa comprar soja só nos EUA

Perto de 8h10 (horário de Brasília), as cotações subiam mais de 16 pontos entre os principais contratos, com o novembro/18 sendo negociado a US$ 8,92 por bushel. 

Os traders, no mercado internacional, vinham esperando por novidades fortes que pudessem promover movimentos como este nos preços, permitindo-os tomar posições mais agressivas para a oleaginosa na CBOT. A notícia chegou exatamente com esse efeito. 

"Há um suporte do acordo comercial EUA e União Europeia, que deve levar a um maior volume de exportações americanas de soja para esta região. Estes acontecimentos podem, pelo menos momentaneamente, provocar a entrada dos fundos de investimento no mercado e oferecer suporte apesar da pressão das condições excelentes da safra americana de soja 2018", explica Steve Cachia, direto de Malta, na Europa, onde é diretor da Cerealpar e consultor do Kordin Grain Terminal.

Veja como fechou o mercado nesta quarta-feira:

>> Soja: Preços recuam no Brasil nesta 4ª feira e câmbio volta a limitar negócios

 

  

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25
Soja em Chicago rompe suporte importante dos US$10,30/bushel para Novembro, mas consegue finalizar acima desse patamar
Preços da soja fecham com mais de 1% de queda em Chicago nesta 2ª; atenção às retenciones na Argentina