Soja, por AgResource Mercosul: Mercado segue especulado à espera de novidades da disputa China x EUA

Publicado em 28/06/2018 10:20

Fator Trump e a possibilidade de El Niño

A notícia de que a Administração de Trump estaria disposta a aliviar suas complexas demandas sobre possíveis novas restrições de investimentos chineses, até trouxe sustento positivo nesta última sessão noturna aqui em Chicago. No entanto, no decorrer do dia, toda essa especulação foi dissolvida com nenhuma novidade que confirmasse tal intenção norteamericana, nem mesmo que trouxesse qualquer tendência de que EUA ou China estivesse em caminho para resoluções político-comerciais de seus vigentes conflitos. Alguns modelos de monitoramento do NINO3.4 já trazem a possibilidade de uma formação de El Niño para o último trimestre de 2018 e começo de 2019, na América do Sul. Não há consenso entre as principais agências de previsões, no entanto este seria um fator climático prejudicial ao desenvolvimento da safra centro-brasileira em 2018/19. 

Clima - América do Norte

 

Precipitações foram observadas ao longo destas últimas 24 horas sobre o sul de Illinois, sul de Indiana e quase toda a região sojicultora de Ohio. Os totais ficaram entre 30-50mm. Os níveis de umidade do solo continuam em patamares extremamente adequados. No entanto, assim como já estamos alertando há alguns dias, as previsões climáticas para o Centro dos EUA têm reduzido as precipitações projetadas, devido ao estabelecimento de uma nova massa de ar quente de alta pressão sobre a região. Nos mapas climáticos atualizados, tal massa de ar é persistente durante os 12 primeiros dias de julho, pelo menos. As regiões mais afetadas com a falta de chuvas serão exatamente aquelas regadas com intensidade nos últimos dias. A permanência deste padrão árido em julho é preocupante!

Tags:

Fonte: AgResource Mercosul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25
Soja em Chicago rompe suporte importante dos US$10,30/bushel para Novembro, mas consegue finalizar acima desse patamar
Preços da soja fecham com mais de 1% de queda em Chicago nesta 2ª; atenção às retenciones na Argentina