USDA terá plano para safra 2018/19 para proteger produtores de disputa comercial entre China e EUA

Publicado em 27/06/2018 18:17

O secretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, disse que o órgão pretende ter um plano implementado para a safra 2018/19 a fim de proteger financeiramente os agricultores norte-americanos dos baixos preços das safras decorrentes de disputas comerciais. Em um evento em Chicago, Perdue reconheceu que os agricultores preferem "comércio, não ajuda" e que gostariam que a disputa comercial entre EUA e China fosse resolvida antes que as tarifas da China sobre a soja norte-americana entrem em vigor no início do mês que vem. Mas ele disse também que os agricultores são "patrióticos" e entendem que o governo Trump precisa ser duro com a China, daí a necessidade de um "plano de compensação" que ajude a cobrir as contas se os preços das commodities caírem com a redução das exportações para a China. "Nós estamos esperando que possamos ter algum tipo de plano para os produtores quando eles começarem a colheita neste outono."

Segundo Perdue, o primeiro passo é descobrir a parcela do recuo dos preços das commodities que se deve à disputa comercial em comparação à influência das forças de oferta e demanda não relacionadas. "Nossos economistas estão usando fórmulas e algoritmos para determinar a elasticidade dessa perturbação no comércio, versus outros fatores de mercado", disse Perdue. É um trabalho extenso - produtores de diversas culturas, de maçãs a suínos e etanol enfrentam tributos punitivos - e um "processo dinâmico", já que os preços mudam diariamente, afirmou.

Leia a reportagem completa no site UDOP

Tags:

Fonte: Udop

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago
Preços da soja seguem recuando em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando derivados
Soja: Mercado testa novas baixas expressivas em Chicago nesta 3ª, na esteira do trigo que perde mais de 2%
DATAGRO Grãos sinaliza 18º avanço consecutivo na área de soja do Brasil na safra 2024/25
Soja em Chicago rompe suporte importante dos US$10,30/bushel para Novembro, mas consegue finalizar acima desse patamar
Preços da soja fecham com mais de 1% de queda em Chicago nesta 2ª; atenção às retenciones na Argentina