Exportação de soja pelo Brasil soma 5,66 mi t em 11 dias de junho, diz Secex

Publicado em 19/06/2018 08:24

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil em 11 dias úteis de junho somou 5,66 milhões de toneladas, ou uma média de 514,6 mil toneladas por dia, informou nesta segunda-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O dado aponta um recuo na comparação com a média diária fechada de maio, de 588,3 mil toneladas, quando o Brasil exportou um recorde mensal absoluto de 12,35 milhões de toneladas, segundo dados da Secex.

Mas os embarques no acumulado de junho se mostram superiores ao total do mesmo mês do ano passado, quando a média diária somou 438 mil toneladas.

O Brasil, líder global no mercado da oleaginosa, está exportando uma safra recorde de soja em 2018, mas agentes do mercado têm comentado que incertezas relacionadas ao tabelamento do frete, após a greve dos caminhoneiros, estão reduzindo o movimento de transporte e os negócios.

"Para os próximos meses, é normal que as exportações comecem a apresentar recuo. No entanto, o impacto pode ser maior devido à resolução que determina a tabela de preços mínimos para o frete rodoviário estar limitando as negociações e o escoamento de grãos nesta primeira quinzena de junho", afirmou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), nesta segunda--feira.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined