Argentina aprova primeira importação de soja dos EUA em 20 anos

Publicado em 07/06/2018 09:34

O Governo argentino aprovou a primeira importação de soja vinda dos Estados Unidos com a autorização de um produto transgênico que não está permitido para cultivo na Argentina.

Mediante a Resolução nº30 da Secretaria de Alimentos e Bioeconomia do Ministério da Agroindústria do país, o produto foi aprovado para "matéria prima de processamento agroindustrial, com finalidade de uso alimentar humano e animal".

Se trata da soja Xtrend, resistente ao herbicida dicamba. O pedido de autorização foi feito pela Monsanto, segundo detalha o Diário Oficial, que é proprietária da tecnologia. Logo, qualquer importador poderá levar a soja proveniente dos Estados Unidos para a Argentina.

O cultivo da soja está proibido no país, mas esta é a primeira vez em 20 anos que a Argentina importa soja proveniente dos Estados Unidos. A indústria recorreu a isso logo após a seca que provocou uma queda de 20 milhões de toneladas na produção.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho
Soja volta a intensificar altas em Chicago nesta 3ª feira, com sinais de alerta para o clima no Corn Belt
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em julho
Soja segue operando em alta, mas movimento nesta 3ª feira na Bolsa de Chicago é mais contido
Política americana, demanda forte e derivados dão tom positivo à Chicago com soja subindo 30 pontos nesse início de semana