Argentina: Córdoba terá colheita de soja 42% inferior à safra 16/17

Publicado em 29/05/2018 09:31

As últimas chuvas que cairam na Argentina geraram um efeito negativo em áreas de cultivos que ainda não foram colhidos em Córdoba. Um boletim da Bolsa de Cereais de Córdoba estimou que a produção de soja na província estará próxima das 7,6 milhões de toneladas, 42% a menos do que na safra anterior.

A produção de milho, por sua vez, foi projetada em 10,4 milhões de toneladas, 34% a menos do que um ano atrás e com um rendimento baixo, rondando os 6030kg (100 sacas) por hectare.

O boletim aponta que a seca, as últimas chuvas e a mudança de destino de alguns cultivos (de colheita para forragem) irá impactar fortenmente nos resultados. No caso da soja, o rendimento é de 2060kg (34,3 sacas) por hectare, o segundo mais baixo dos últimos dez anos.

A queda de 42% na produção se deve a um recorte considerável da área disponível para a colheita, já que, de 4.211.100 hectares, 503.000 hectares foram considerados perdidos e outros tiveram seu destino alterado, sendo direcionado para a alimentação de grãos.

A falta de água também provocou quedas no peso dos grãos e problemas de qualidade. Depois, o temporal potencializou a abertura de vagens e a germinação do grão.

O avanço da colheita de soja é de 66%, contra 65% do ano passado no mesmo período. No milho, o avanço da colheita está em 29%.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária
Soja volta a perder força e recua novamente em Chicago nesta 6ª feira