Argentina: 3 mi ha de soja estão afetados por chuvas na zona núcleo, podendo haver perdas na produção, diz Bolsa de Rosario
As chuvas dos últimos 20 dias na Argentina, que continuam ocorrendo neste momento, deixaram 3 milhões de hectares de soja afetados na região do Pampa úmido, como informou a Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), que destacou a que a colheita a nível nacional está parada em 61% da superfície total a ser colhida.
"Hoje, a colheita de soja está estancada em 61%, enquanto no ano passado já superava 67%. Dos 15,5 milhões de hectares plantados com soja na zona núcleo, 40% ainda precisam ser colhidos. E desses 6,2 milhões de hectares de soja há 3 milhões de hectares muito afetados", detalhou.
"Já são mais de 21 dias de muita umidade relativa com temperaturas recorde que ativaram a germinação das sementes nas plantas. Essa situação pode se traduzir em perdas de rendimento e, por consequência, em novos recortes na produção total", agregou a entidade.
Apesar da situação ruim, a BCR ainda mantém sua previsão de safra para a Argentina em 37 milhões de toneladas.
Por outra parte, a Bolsa calculou em 5,7 milhões de hectares a superfície a ser plantada com trigo para o novo ciclo, 5% a mais do que em 2017. A área ainda poderia crescer mais, de acordo com o que ocorrer com o clima.
Tradução: Izadora Pimenta