Paraguai desbanca Argentina e se torna terceiro exportador mundial de soja em grão
Por conta da situação ocorrida na Argentina, o Paraguai desbanca o país vizinho e se torna o terceiro exportador mundial de soja, atrás de Brasil e Estados Unidos, como estimou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Para essa temporada, a Argentina deverá exportar apenas 4,2 milhões de toneladas de soja em grão. O Paraguai, que deve colher 9,2 milhões de toneladas, terá um volume exportável de 5,8 milhões de toneladas - 500 mil toneladas a menos do que na temporada anterior, quando foram exportadas 6,3 milhões de toneladas, segundo dados da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco).
A Argentina costuma exportar cerca de 8,5 milhões de toneladas de soja em grão, mas suas exportações devem ter uma queda de 50%;
Somando as safras de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, a América do Sul deverá produzir um total de 168 milhões de toneladas de soja, 30 milhões de toneladas a menos do que o teto produtivo dessa região, alcançado em 2016/17.
Tradução: Izadora Pimenta