Transporte de grãos deve ter queda de 20 mi t na Argentina

Publicado em 23/04/2018 14:18

A queda que a safra argentina sofreu em função da pior seca dos últimos 50 anos também terá um forte impacto no transporte de grãos.

Segundo uma estimativa da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), a carga transportada durante 2018 deverá ser reduzida em 20 milhões de toneladas, o que significaria 700 mil caminhões a menos viajando para os portos.

Computando também a volta, são quase um milhão e meio de viagens que não serão realizadas, impactando não só diretamente o setor de transportes, bem como de serviços prestados aos transportistas.

Com base em dados de diversas fontes, a BCR calcula que, no ano passado, 2,57 milhões de caminhões ingressaram aos complexos portuários argentinos, transportando 72 milhões de toneladas de grãos.

A redução da safra levaria este número, assim, a apenas 52 milhões de toneladas, o que significa 1,86 milhões de caminhões. Em termos percentuais, a seca poderia reduzir em 28% a entrada de caminhões aos portos neste ano.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Política americana, demanda forte e derivados dão tom positivo à Chicago com soja subindo 30 pontos nesse início de semana
Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária