Bolsa de Buenos Aires reduz para 38 mi t sua estimativa para safra de soja argentina

Publicado em 05/04/2018 15:12

Os baixos rendimentos obtidos até o momento na zona núcleo da Argentina fizeram com que a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) reduzisse, em seu novo Panorama Agrícola Semanal (PAS), sua estimativa para a produção de soja do país a 38 milhões de toneladas, 34% a menos do que na safra 2016/17 e 1,5 milhão a menos do que na estimativa anterior.

O avanço de colheita está em 15,3% da superfície apta, com um rendimento médio a nível nacional de 2440kg (40,6 sacas) por hectare, 32,8% menor do que o obtido na mesma data do ano passado.

Segundo o PAS, o déficit hídrico registrado durante as etapas críticas do ciclo fenológico da soja impactou negativamente sobre o potencial de produção. Nas regiões do Noroeste e do Nordeste Argentino, onde o estado de umidade é mais crítico, começaram a ser constatadas perdas de áreas e queda nos rendimentos esperados.

Cargill interrompe atividade em duas plantas na Argentina; empresa é responsável por 14% da exportação de grãos no país

A Cargill decidiu, nesta semana, "interromper preventivamente" as operações em duas plantas na Argentina, localizadas em Villa Gobernador Gálvez, próxima a Rosario e em Bahía Blanca. A interrupção, que vai até a próxima terça-feira, foi tomada após a empresa avaliar "condições inseguras de trabalho" nessas plantas.

No ano passado, a Cargill representou 14% do total enviado pela Argentina ao exterior, com 11,5 milhões de toneladas.

A empresa considera que as condições são inseguras em função de paralisações não programadas de funcionários do setor que vêm ocorrendo "de forma frequente e intermitente em distintas áreas de trabalho, que nos impedem de operar em condições seguras".

O Sindicato de Trabalhadores e Empregados da Indústria de Óleo de Rosario repudiou a decisão da Cargill, considerada por eles um "locaute", já que impede a entrada dos trabalhadores.

Com informações do La Nación

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira
undefined