Colheita de soja entra em reta final no Paraná e deve ser menor, diz Deral

Publicado em 28/03/2018 16:50

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita da safra de soja 2017/18 no Paraná, segundo maior produtor do Brasil, encaminha-se para o final com perspectiva de ser ligeiramente menor ante o esperado no mês passado, informou nesta quarta-feira o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral).

Os trabalhos de campo alcançam 81 por cento da área projetada para o Paraná, um salto de 72 pontos percentuais na comparação com fevereiro e acima também dos 77 por cento registrados há um ano.

A produção 2017/18 no Estado, contudo, tende a ser menor ante a expectativa anterior, totalizando 19,11 milhões de toneladas. No mês passado, a expectativa era de 19,28 milhões, enquanto em 2016/17 foram reportadas 19,83 milhões de toneladas.

A safra de soja deste ano no Paraná foi prejudicada por uma seca no momento do plantio e por chuvas em excesso no momento da colheita.

MILHO

Com relação ao milho, o Deral, vinculado à Secretaria de Agricultura paranaense, disse que a colheita da primeira safra alcança 53 por cento da área, ante 6 por cento há um mês e 69 por cento há um ano.

Quanto ao milho de segunda safra, colhido no inverno, o Deral disse que a semeadura já foi praticamente concluída e que o Estado deverá produzir 12,29 milhões de toneladas do chamado safrinha neste ano.

No mês passado, a expectativa era de 12,35 milhões de toneladas. Na safra 2016/17, a colheita totalizou 13,28 milhões.

(Por José Roberto Gomes)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre
Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira
Preços da soja vivem bom momento e cenário é para novos negócios agora, afirma especialista
Soja acelera altas em Chicago e trabalha com mais de 1% de alta, puxada por óleo e grãos
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, acompanhando bons e novos ganhos do óleo
Soja sobe timidamente em Chicago nesta 3ª e Brasil registra apenas negócios pontuais