Argentina: em Córdoba, rendimento da soja fica abaixo de 50 sc/ha
Depois da colheita histórica de 2017, as estimativas de produção para a nova safra de soja e de milho da Argentina foram recortadas drasticamente diante da falta de chuvas na maior parte da região produtiva do país.
A redução na estimativa de produção nacional, com relação à safra anterior e às projeções nacionais, está por volta de 18%, de acordo com o que foi relatado pela Bolsa de Comércio de Rosario. Para a soja, exclusivamente, a perda chegaria a 27%, enquanto a porcentagem para o milho seria de 16%.
"Essas são médias nacionais e estão sujeitas à revisão a medida em que as colheitadeiras avancem e coletem novos dados. É de se esperar que, em determinadas zonas se sinta em maior ou em menor medida as consequências da seca", declarou Sebastián Garramuño, responsável comercial do Grupo Agroempresa Argentina.
Garramuño destacou ao AgroVoz.com.ar que, na província de Córdoba, os rendimentos para o milho são bons, alcançando os 9500kg por hectare (158 sacas por hectare). Contudo, para a soja, estes estão bem abaixo, entre 2000kg a 2400kg por hectare (33 sacas a 41 sacas por hectare), quando, no ano passado, renderam de 4000kg a 4500kg por hectare (67 sacas a 75 sacas por hectare). Neste caso, a perda pode alcançar 50%.
Com informações do AgroVoz.com.ar