Argentina: Bolsa de Rosario diminui safra de soja para 40 mi t e milho para 32 mi t

Publicado em 15/03/2018 15:55

Nesta quinta-feira (15), a Bolsa de Comércio de Rosario (BCR) diminuiu suas estimativas para a safra de soja argentina, estabelecendo o novo número em 40 milhões de toneladas contra 46,5 milhões projetados no boletim de fevereiro. A safra de milho, por sua vez, teve uma queda para 32 milhões de toneladas contra 35 milhões projetadas anteriormente.

A BCR justifica essas quedas por conta da umidade insuficiente nos solos, de forma que a soja de primeira etapa seguiu formando vagens e enchendo seus grãos nas piores condições. A falta de água, assim, afetaria pouco mais de 1 milhão de hectares da oleaginosa.

O fracasso produtivo também se faz sentir sobre as áreas de soja de segunda etapa, aquelas que são plantadas logo após o trigo, já que em grande parte da região dos Pampas se estimam rendimentos que poderiam ficar abaixo dos 2000kg a 1500kg por hectare.

Considerando as áreas distintas, se estima um rendimento médio a nível nacional de 2360kg por hectare. A produção de soja, assim, é estabelecida em 40 milhões de toneladas.

No milho, a estimativa de produção passa de 35 milhões de toneladas para 32 milhões de toneladas. Entre Ríos, Córdoba, Santa Fe e Buenos Aires se consolidam com os maiores danos produtivos.

A superfície total de milho corresponde a 6,43 milhões de hectares. O rendimento nacional para esta safra deve ficar por volta dos 5980kg por hectare. Quando a colheita ganhar força, os rendimentos estimados e sua tendência deverão ser verificados.

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira
undefined