Argentina: Córdoba, Santa Fe e Entre Ríos possuem mais zonas em seca do que em 2009

Publicado em 07/03/2018 09:41

As províncias de Córdoba, Santa Fe e Entre Ríos, na Argentina, possuem uma porcentagem de zonas secas maior do que na seca de 2009. No momento, Buenos Aires e La Pampa possuem uma superfície com áreas secas menor do que o fenômeno registrado em 2009.

Estes dados foram divulgados em um levantamento com base na comparação de imagens de satélite realizado pelo Escritório de Risco Agropecuário (ORA) do Ministério da Agroindústria do país.

Segundo o boletim, a porcentagem de áreas secas em Santa Fe está, hoje, em 38%, superando os 28% em 2009. Em Córdoba, está em 32%, quando em 2009 rondava os 20%. Entre Ríos está em 47%, acima dos 28% que eram apresentados há nove anos.

No caso de Buenos Aires, a porcentagem de superfície seca estava em 67% em 2009 e agora se encontra em 31%. Por sua vez, La Pampa, que tinha uns 58% de sua superfície com áreas secas em 2009, agora está em 43%.

"Na maior parte da província de Entre Ríos se observam condições secas, extendendo-se a mesma situação no sudeste de Santa Fe e no nordeste de Buenos Aires", destaca o organismo.

"A área central da região mostra condições que não foram avaliadas como extremas, mas que estão no limite da categoria normal, com pontos isolados que estão na categoria seca. Até o oeste são observadas áreas novamente secas e, inclusive, muita seca em San Luis", agrega.

No caso de Buenos Aires, a maior porcentagem de áreas secas está no centro da província. Sobre La Pampa, as condições secas ou muito secas seguem predominando.

De acordo com um levantamento da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), os rendimentos da soja e do milho, por conta da seca, ficaram abaixo da média dos últimos cinco anos. Segundo a entidade, 75,9% da soja e 76,4% do milho mantêm um estado entre regular a ruim.

"Na soja, no milho e no girassol, 52% da área total transita seu estado fenológico sob um estado de seca, enquanto outros 33% mantêm uma umidade regular e somente 15% se encontram favorecidos com uma condição entre adequada e ótima", sinaliza a entidade.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira
undefined