Argentina: 45% da safra de verão na província de Córdoba enfrenta situação de estresse hídrico
45% da superfície plantada com cultivos de verão na província de Córdoba, Argentina, atravessa seu período crítico sob condições de "estresse hídrico", segundo a Bolsa de Cereais de Córdoba (BCCBA). Na segunda quinzena de fevereiro, o estado geral dos cultivos em função da seca ficou pior.
A chuva acumulada no primeiro bimestre do ano é a mais baixa dos últimos 11 anos. "Isso se vê refletido no estado geral dos cultivos, já que, na maioria da superfície agrícola, se concentra áreas destacadas entre regular a boas", disse o boletim.
Dos 4.211.100 hectares plantados de soja na safra 2017/18, 100% deles se encontram em estágios reprodutivos. 42% da área plantada (1.768.700 hectares) estão atravessando o período crítico, no qual qualquer condição de estresse para o cultivo, como déficit hídrico, de nutrientes, ataque de pragas e enfermidades causaria diminuição no rendimento.
Se essas condições de estresse hídrico continuarem durante essas semanas, as quedas no rendimento poderiam estar em torno de 40%. Os 58% da restantes da superfície se encontram em estágios menos avançados.
No caso do milho, a totalidade dos 2.359.400 hectares plantados se encontram em estágios reprodutivos. 14% estão em maturação fisiológica, esperando perder umidade para poder iniciar os trabalhos de colheita. 39% deles atravessam o período crítico e os 47% restantes se encontram em enchimento de grãos.
Tradução: Izadora Pimenta