Porto de Concepción deve receber 12 mil toneladas de soja do Mato Grosso do Sul até o final de fevereiro

Publicado em 26/02/2018 14:55

Até o final de fevereiro, a previsão é de que o porto de Concepción, no Paraguai, recepcione 12 mil toneladas de soja provenientes do Mato Grosso do Sul, segundo Fabián Sesto, representante da empresa Baden SA. Essa situação se dá no marco do plano piloto de escoar 1 milhão de toneladas da oleaginosa brasileira pelo porto paraguaio, das quais 50% da carga será feita por caminhoneiros paraguaios.

O terminal foi inaugurado na segunda-feira passada (19) e, deste então, as cargas em caminhões tradicionais chegaram para depositar os grãos que serão embarcados pelo Rio da Prata.

Caso a primeira experiência da chegada da soja brasileira seja positiva, o setor fluvial estima chegar a duplicar os envios de carga por ano, segundo o titular do Centro de Armadores Fluviais e Marítimos do Paraguai (Cafym), Juan Carlos Muñoz.

Muñoz explicou que nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é produzida 52% da produção total de grãos do Brasil, ou seja, 80 milhões de toneladas, das quais o Paraguai espera escoar uma parcela pelo porto recém-inaugurado.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación Paraguai

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de soja dos EUA podem cair 20% sem acordo comercial com a China, diz AgResource Exportações de soja dos EUA podem cair 20% sem acordo comercial com a China, diz AgResource
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 4ª, em manhã de espera por novidades Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 4ª, em manhã de espera por novidades
Programa de biodiesel nos EUA faz subir o óleo de soja, puxando cotações do grão nesta terça (13)
Preços da soja fecham em alta em Chicago nesta 3ª, mas recuam nos portos pressionados pelo dólar
Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também
MAPA divulga calendário de semeadura e vazio sanitário da soja para a safra 2025/2026 com regionalização inédita na Bahia