Paraguai reabre porto pelo qual será exportada soja do MS em caráter experimental
Na terça-feira (20), o Paraguai reabilitou o porto de Concepción, pelo qual entrarão um milhão de toneladas de soja vindas do Mato Grosso do Sul, Brasil, em fase experimental. Esta carga, que deveria ser trazida em bitrens, entrará pelo país por meio de caminhões convencionais.
"É um porto que estava totalmente abandonado e que dava pena. Reativar o porto a partir da existência de uma nova carga também pode posicionar a cidade de Concepción como um polo logístico importante, em particular, para os amigos do Mato Grosso do Sul", expressou José Luis Rodríguez Tornaco, vice-ministro de Indústria do país.
O ingresso de bitrens ao Paraguai foi refutado pelos caminhoneiros locais, que fecharam uma série de estradas como medida de força, afetando outras indústrias. O argumento era de que essa entrada iria prejudicar os paraguaios. Desta forma, o estado brasileiro optou por levar a carga em caminhões tradicionais.
"Este já é um caminho que não tem mais volta. Há soja paraguaia que também está pronta. A relação será benéfica tanto para o Brasil quanto para nós", indicou o vice-ministro.
Tradução: Izadora Pimenta