Com Índia como principal mercado, Paraguai aumentou exportação de óleo de soja em 8,3%
A Índia, que deve ser o país mais povoado do mundo nos próximos anos, é, na atualidade, o principal destino do óleo de soja paraguaio, com 45% de participação, conforme destacou um boletim da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco).
Em segundo lugar, está Bangladesh, seguido por Paquistão. Logo depois estão Espanha, Argélia, Malásia, Brasil e outros mercados, nos quais se incluem Tunísia, Uruguai e Jamaica, com uma participação de 14%.
Sonia Tomassone, assessora de comércio exterior da Capeco, sinalizou que o óleo de soja se destacou durante a temporada 2017, com aumento das exportações em 8,3%.
Em volume exportado, o país passou de 671.940 toneladas em 2016 para 727.728 toneladas no período seguinte - ou seja, 56.000 toneladas a mais.
A casca de soja peletizada, por sua vez, teve na União Europeia seu principal mercado, com 40% de participação, seguido por Chile (15%), Peru (9%) e Equador (7%).
O boletim informa ainda que a queda nas exportações do restante dos óleos e da soja em seu estado natural se deve, principalmente, à greve dos caminhoneiros, que atrasaram os envios.
No caso particular do trigo, a queda significativa se deve a uma baixa disponibilidade do produto para a exportação, já que as condições climáticas adversas foram responsáveis por uma menor produção, destinada para o consumo interno.
Tradução: Izadora Pimenta