Excesso de chuvas em lavouras atrapalha colheita de soja em Mato Grosso

Publicado em 12/02/2018 13:12

A chuva tem comprometido algumas lavouras de soja no médio-norte de Mato Grosso. O grande volume de água tem impedido que as máquinas façam a colheita dos grãos e, por isso, tem carga chegando aos armazéns com quase 40% de umidade, quando o padrão esperado é de, no máximo, 14%.

Na fazenda Quatrilho, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, foram plantados 4,3 mil hectares de soja nesta safra, mas menos da metade foi colhido até o momento. Isso porque as colheitadeiras passaram muitos dias paradas. Quando as chuvas cessaram e as máquinas voltaram para a lavoura, os grãos ainda estavam úmidos.

“A gente nem esperou o sol sair. Nessa hora tem que medir o tamanho do prejuízo, ver o que vai deixar na lavoura apodrecer e quanto você vai conseguir salvar”, disse o produtor Ailan Dalmolin.

A propriedade conta com um secador de grãos com capacidade para 100 toneladas por hora. Foi um investimento feito para que o grão não siga para venda com excesso de umidade, o que significa prejuízo para o produtor. Nesta safra, o trabalho aumentou e o trabalho na fazenda está sendo realizado em dois turnos.

Veja a notícia na íntegra no site do G1 MT

Fonte: G1 MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80 Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt
China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil
Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre
Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira