Colheita de soja em Mato Grosso está atrasada e chuva ainda é risco, diz Imea

Publicado em 16/01/2018 15:22

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja da safra 2017/18 está atrasada em Mato Grosso, principal produtor do Brasil, e chuvas previstas para os próximos dias podem atrapalhar ainda mais os trabalhos de campo, alertou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Até semana passada, 1,29 por cento da área plantada com a oleaginosa no Estado havia sido colhida, contra 5,33 por cento em igual período do ano passado e 2,9 por cento na média das últimas cinco temporadas.

"Tal avanço mais retraído nesta safra é decorrente dos atrasos na semeadura e, principalmente, dos grandes volumes de chuvas registrados em grande parte do Estado", destacou o Imea em relatório semanal.

Nos últimos dias, precipitações em excesso e a nebulosidade começaram a preocupar o setor quanto a atrasos na colheita e também à proliferação de doenças, como a ferrugem.

"Espera-se que a colheita ganhe volume a partir da segunda quinzena de janeiro. Apesar disso, as previsões climáticas apontam significativos volumes de chuvas neste período, podendo refletir nos trabalhos de campo", ponderou o Imea.

Conforme o Agriculture Weather Dashboard, do terminal Eikon da Thomson Reuters, deve chover até 31 de janeiro de 77 a 145 milímetros em Mato Grosso, a depender da região.

COMERCIALIZAÇÃO

O Imea também destacou que não só a colheita de soja está mais atrasada neste ano: as vendas antecipadas também estão.

Até o momento, em torno de 42 por cento da safra a ser colhida já foi comercializada, queda de quase 8 pontos percentuais na comparação com igual momento do ano passado.

Mato Grosso deve produzir neste ano 30,6 milhões de toneladas de soja, segundo o Imea.

(Por José Roberto Gomes)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após semana turbulenta para a soja na CBOT, preços ficam lateralziados nesta sexta-feira (16) Após semana turbulenta para a soja na CBOT, preços ficam lateralziados nesta sexta-feira (16)
Soja: Mercado futuro trabalha com movimento de correção técnica nesta 6ª feira em Chicago Soja: Mercado futuro trabalha com movimento de correção técnica nesta 6ª feira em Chicago
Com clima no radar, preços da soja retomam movimentos de baixas nesta 6ª em Chicago
Colheita da Safra de Verão chega à reta final no Rio Grande do Sul
Óleo atinge limite de baixa e promove baixas de mais de 2% nos preços da soja nesta quinta-feira (15)
Soja despenca quase 30 pts em Chicago nesta 5ª feira pressionada pela derrocada do óleo