INTL FCStone aumenta projeção para safra de soja para 110,1 mi de t

Publicado em 11/01/2018 09:13

A INTL FCStone elevou sua estimativa para a safra 2017/18 de soja de 107,6 para 110,1 milhões de toneladas em sua revisão de janeiro, um avanço de 2,34%. Mais uma vez, essa elevação decorreu de revisões em números de produtividade em vários estados do país, enquanto a área plantada foi mantida inalterada. Mesmo com os atrasos no plantio, devido à demora da normalização das chuvas, atualmente as condições das lavouras estão muito favoráveis e o clima está contribuindo para a perspectiva positiva. Com isso, a produtividade média esperada ficou em 3,15 toneladas por hectare. De qualquer maneira, o clima segue sendo acompanhado de perto com as lavouras passando pela fase de enchimento de grão. Em estados onde o plantio ocorre mais tarde, o clima em fevereiro também é determinante.

Balanço de O&D - Soja

As exportações de soja surpreenderam em 2017, o que resultou em estoques de passagem um pouco menores que os estimados pela Conab em dezembro. Para o ciclo 2017/18, mesmo com o aumento da estimativa de produção, as exportações de soja não devem ser tão elevadas, com uma disponibilidade menor da oleaginosa. Como o consumo interno tende a crescer, destacando o aumento da mistura de biodiesel no diesel para 10%, os estoques finais devem ficar abaixo de 2 milhões de toneladas.

Tags:

Fonte: INTL FCStone

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Depois de subir 4% na semana, soja recua em Chicago acompanhando queda do petróleo
Soja: Com pressão do petróleo e reflexos no óleo, mercado em Chicago fecha com mais de 1% de queda
Plantio da soja no Paraguai atrasa na região norte por falta de chuvas, mas avança no sul
Soja ainda sobe em Chicago nesta 5ª, mas caminhando de lado frente a cenário conhecido
Soja: mais uma sessão de alta em Chicago com influência do financeiro de olho nos EUA e China e clima atrasando plantio no Brasil
Soja inverte o sinal, se fortalece e fecha pregão desta 4ª feira em alta na Bolsa de Chicago