Argentina: segundo levantamento oficial, aumentam áreas com reservas hídricas deficitárias

Publicado em 09/01/2018 08:21

O novo boletim do Escritório de Risco Agropecuário (ORA, na sigla original) do Ministério da Agroindústria da Argentina alertou que "são cada vez maiores" as áreas que constam com "reservas hídricas deficitárias" na região dos Pampas do país.

"Na zona núcleo, as armazenagens atuais se classificam como regulares a adequadas, mas a área com reservas adequadas vem diminuindo", destaca o boletim, que agrega: "no restante da região dos Pampas predominam as reservas estimadas como escassas, com grandes áreas apontando déficit hídrico".

Estado das reservas hídricas no solo argentino em 07 de janeiro de 2018 (Fonte: ORA)

Segundo o órgão, as últimas chuvas não compensaram as altas necessidades de consumo de umidade, fato a partir do qual o déficit hídrico se expandiu.

"Áreas da zona núcleo e do sudeste de Buenos Aires são as únicas que mostram reservas regulares a adequadas em áreas de soja", disse.

De acordo com o levantamento, a semana trará chuvas para o Noroeste argentino e para a região do Cuyo. O restante do país deve receber um sistema de baixa pressão durante a sexta-feira (12), o que irá ocasionar acumulados entre sexta e domingo em Buenos Aires, norte de San Luís, Córdoba, Santa Fe, Entre Ríos e o Nordeste Argentino.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado da soja começa o dia com leves altas na Bolsa de Chicago
Clima nos EUA perde protagonismo na formação de preços da soja em Chicago e cenário político americano ganha relevância
Soja fecha em alta na Bolsa de Chicago e ainda se apoia em nova disparada do óleo
Soja sobe quase 1% em Chicago nesta manhã de 3ª feira ainda acompanhando o óleo
Forte demanda por óleos vegetais e trigo sob risco na Rússia e nos EUA deram tom positivo à soja em Chicago