Falta de chuva prejudica lavouras de soja no RS

Publicado em 03/01/2018 14:07

Pelas imagens de satélite é possível observar muitas áreas de instabilidade sobre as regiões central e Norte do Brasil na manhã desta quarta-feira. Com isso, o dia será mais uma vez de tempo fechado e chuva a qualquer hora do dia em grande parte das regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste, incluindo Rondônia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia e Pará. Já na Região Sul do país, a quarta-feira será de tempo aberto e sem previsão de chuva.

 

As chuvas ininterruptas em grande parte da Região Centro-Norte já estão prejudicando todos os trabalhos de campo e dificultando a vida dos produtores. As aplicações de fungicidas são as mais afetadas, uma vez que tais condições meteorológicas mantém uma condição extremamente favorável à proliferação de doenças, como é o caso da ferrugem asiática da soja e a ferrugem no café.

Próximos dias

Para os próximos dias, o tempo deverá se manter mais estável sobre a metade sul do País, possibilitando a retomada das atividades de campo, bem como os trabalhos de colheita do feijão primeira safra no Paraná. Já na metade sul do Rio Grande do Sul, a ausência de chuvas regulares e, sobretudo, em bons volumes, já tem causado perdas localizadas em várias lavouras de soja. Para o arroz, ainda não há indicativos de perdas.

A previsão também indica mais chuva sobre o Norte do país para os próximos dias, sendo que no Sudeste, Mato Grosso, Goiás e no Mato Grosso do Sul a expectativa é de pancadas de chuva principalmente no período da tarde. Volta a chover com certa regularidade sobre as regiões produtoras do interior do Nordeste nesses próximos dias. As chuvas regulares e novamente ininterruptas só deverão retornar sobre as áreas produtoras das Regiões Sul e Sudeste, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, na metade da semana que vem.

Tendência

Para os meses de abril e maio, os modelos de previsão continuam sinalizando um abril com bons volumes de chuva durante a primeira quinzena do mês, com pancadas irregulares na segunda quinzena. Em maio, as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente na primeira quinzena do mês. Essas condições são mais do que ideaispara o desenvolvimento das lavouras de segunda safra.  

Tags:

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Depois de subir 4% na semana, soja recua em Chicago acompanhando queda do petróleo
Soja: Com pressão do petróleo e reflexos no óleo, mercado em Chicago fecha com mais de 1% de queda
Plantio da soja no Paraguai atrasa na região norte por falta de chuvas, mas avança no sul
Soja ainda sobe em Chicago nesta 5ª, mas caminhando de lado frente a cenário conhecido
Soja: mais uma sessão de alta em Chicago com influência do financeiro de olho nos EUA e China e clima atrasando plantio no Brasil
Soja inverte o sinal, se fortalece e fecha pregão desta 4ª feira em alta na Bolsa de Chicago