Em novembro, chuvas ficaram 70% abaixo dos valores normais na região agrícola da Argentina

Publicado em 04/12/2017 08:43

Um boletim elaborado pelo Instituto de Clima e Água do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina para o jornal La Nación destaca que as chuvas acumuladas de novembro na região dos Pampas do país foram, em geral, inferiores às séries históricas para a época.

Segundo o levantamento, se trata de registros que chegaram a estar 70% abaixo dos valores normais e impactaram em alguns cultivos nos quais a falta de água nos primeiros centímetros do solo fizeram com que o plantio fosse atrasado, como a soja.

Considerando os dez primeiros dias de novembro, o boletim sinaliza que o nível de chuvas foi deficitário para o norte de Buenos Aires, grande parte de Córdoba, sul de Santa Fe e nordeste de Entre Ríos. Nos dez dias seguintes, a situação ficou de escassa a deficitária em grande parte da área agrícola, com exceção do sudeste de Buenos Aires e do Centro de Santa Fe, com acumulados entre 20 e 50mm.

Neste contexto, a situação tendeu a se normalizar nos últimos dias em grande parte da região dos Pampas, mas em alguns casos foram observadas chuvas inferiores aos níveis históricos.

Germán Heinzenknecht, da Consultoria de Climatologia Aplicada (CCA), já havia alertado que a tendência de chuvas na Argentina para o mês de dezembro será melhor do que o observado no bimestre anterior.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China volta ao mercado com apetite sobre óleo e grãos e dá nova cara para soja em Chicago; dia foi de valorização
Porto de São Francisco, em Santa Catarina, é o destino escolhido para viagem inaugural de cargueiro chinês
Mercado da soja começa o dia com leves altas na Bolsa de Chicago
Clima nos EUA perde protagonismo na formação de preços da soja em Chicago e cenário político americano ganha relevância
Soja fecha em alta na Bolsa de Chicago e ainda se apoia em nova disparada do óleo