Argentina: safra de verão vem em boas condições nas principais regiões do país

Publicado em 16/11/2017 08:37

Um boletim da empresa Red Surcos detalha a situação atual da campanha agrícola em distintas regiões da Argentina, desde o trigo próximo à colheita até o milho, o girassol e a soja.

Santa Fe e Entre Ríos

Segundo o técnico Manuel Suárez, o trigo se concentra entre floração e maturação fisiológica nestas províncias e a condição geral do cultivo é boa. 20% apresentam uma condição classificada como "muito boa", com expectativas de rendimento superiores às normais, 55% possuem uma condição boa, 20%, regular e 5%, condição ruim, com expectativas de rendimento muito inferiores às normais.

Para Suárez, os principais inconvenientes observados nos cultivos são as datas de plantio muito tardias, o desenvolvimento escasso das plantas, variedades muito suscetíveis ao ataque de fungos que não receberam controle adequado e os problemas de alagamento que ocasionaram em uma baixa densidade de plantas.

A colheita dos primeiros lotes alcançam rendimentos por volta de 2000kg a 2200kg por hectare, enquanto o rendimento médio esperado para a safra é de 3200kg a 3400kg.

O milho, por sua vez, se encontra em bom estado, mas com sintomas de atraso devido às baixas temperaturas. Para a soja, os primeiros quadros plantados estão emergindo em bom estado, com boas reservas de umidade para começar a safra sem contratempos.

Zona de Rosario

Esta zona, segundo o boletim, já iniciou a colheita dos lotes mais precoces, com boas expectativas de rendimento, embora haja preocupação em decorrência das enfermidades que atingiram esses cultivos, obrigando produtores a realizar até duas aplicações de fungicidas.

O milho precoce já foi plantado e se encontra entre os estágios V5 e V6, com condições muito boas, já que não faltou umidade em nenhum momento. Para a soja, os perfis se encontram com umidade muito boa e o plantio, em geral, está sendo desenvolvido sem grandes inconvenientes.

Centro de Buenos Aires

As intensas chuvas de setembro permitiram um importante desenvolvimento de enfermidades no cultivo. A situação só melhorou em outubro e possibilitou um adequado enchimento de grãos, com um rendimento esperado por volta dos 3500kg.

Para a soja, o plantio da nova campanha está sendo iniciado e os produtores estão acompanhando essa situação, fertilizando os lotes e realizando controles adequados de pragas.

Sudeste de Buenos Aires

Para essa região, se observam lotes de trigo bastante heterogêneos tanto em estado fisiológico como em condições de cultivo. Em algumas áreas mais ao sul, que sofreram com geadas tardias e déficit hídrico, se esperaria um menor potencial, enquanto a zona da costa apresentou condições mais favoráveis.

A safra esteve marcada por uma alta pressão de enfermidades. O monitoramento não foi o correto ou em tempo adequado, com três aplicações de fungicidas realizadas.

Na safra de verão, o milho precoce se encontra plantado quase em sua totalidade, enquanto o girassol alcança cerca de 70%. Em ambos os casos, os lotes mais avançados se encontram entre as fases V2 e V3.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas
undefined