Soja: Mercado resiste à ofensiva baixista. Clima e demanda em foco, por Miguel Biegai da OTCex Group

Publicado em 05/10/2017 09:34


Bom dia. Os contratos futuros de soja trabalham em ligeira alta nesta quinta-feira (05/10). Novembro está com 4 centavos de alta, e vai sendo negociado por US$ 962 centavos por bushel.

Depois de dois dias testando o suporte de um canal de alta (linha vermelha reta no gráfico abaixo), os operadores que estavam apostando na queda do preço da soja capitularam. Ao menos por enquanto. Com isso, promoveram recompras e o mercado voltou a subir ainda ontem. E o que os motivou a recuar nesse momento foram os rumores de que o reporte de vendas semanais será bastante robusto nesta quinta-feira, em relatório que será divulgado pelo USDA logo mais. Redução na previsão de chuvas para os próximos dias também é outro fator que vem atraindo a atenção dos players. Houve bom volume de precipitações nos últimos dias, o que vai possibilitar o plantio em amplas regiões do país. Mas em algumas localidades do Mato Grosso, por exemplo, há comentários de que as chuvas foram bastante irregulares recentemente. Com isso, o mercado se manteve, ainda, dentro dessa tendência de alta moderada no curto prazo. Ontem, comentei que o mercado precisava de alguma noticia altista, e logo, para não perder essa tendência de curto prazo, diante da gigantesca safra norte americana que vem sendo colhida. A possível confirmação de demanda massiva (via relatório de exportações) e de poucas chuvas para o Centro-Oeste pode ser essa notícia. Segue o baile.

O meu périplo pelo Brasil continua. Depois de Roraima, Goiás, Bahia, Paraná, esta semana será de cursos e palestras em Jaguarão, quase no extremo sul do Brasil. Também haverá curso em Pelotas-RS. Em São Paulo, dias 09 a 10 de novembro, Curso Avançado de Opções para Investidores em Soja e Milho e Opções Over the Counter (OTC), para traders com conhecimento prévio sobre estas ferramentas.

Fonte: OTCex Group Genebra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Porto de São Francisco, em Santa Catarina, é o destino escolhido para viagem inaugural de cargueiro chinês
Mercado da soja começa o dia com leves altas na Bolsa de Chicago
Clima nos EUA perde protagonismo na formação de preços da soja em Chicago e cenário político americano ganha relevância
Soja fecha em alta na Bolsa de Chicago e ainda se apoia em nova disparada do óleo
Soja sobe quase 1% em Chicago nesta manhã de 3ª feira ainda acompanhando o óleo