Tratamento de sementes, ataque inicial de pragas e proteção da cultura da soja nas safras 2015-16 e 2016-17

Publicado em 02/10/2017 10:50
Por Orlando Garcia e Sergio Guenze Rodrigues

A prática do tratamento de sementes da soja Bt agrega benefícios ao produtor. Ensaios a campo conduzidos pela equipe técnica da DuPont Brasil Proteção de Cultivos e por pesquisadores de universidades e centros de estudos, realizados nas safras 2015-16 e 2016-17, comprovam que essa técnica permite controlar com eficiência ao ataque inicial de pragas de solo e pragas foliares. Esses trabalhos, focados sobretudo na associação entre a tecnologia Bt e o inseticida de ponta DuPont Dermacor®, trouxeram resultados relevantes ao produtor da oleaginosa, dos quais trataremos a seguir. Observamos, por exemplo, que o tratamento de sementes protege plântulas durante todo o processo de germinação, emergência e estabelecimento do ‘stand’ da cultura da soja. Notamos ainda, especialmente, que a integração entre a biotecnologia e o manejo integrado de insetos potencializa o desempenho de inseticidas, ao mesmo tempo que ajuda a manter eficazes os traits de organismos geneticamente modificados disponíveis no mercado nacional. Ao longo da pesquisa empreendida pela companhia, a performance do produto DuPont Dermacor® sobre a soja Bt foi estudada em diversas situações a campo, e comparada ao tratamento padrão do produtor ou padrão comercial. DuPont Dermacor® revelou resultados superiores no controle de pragas de solo e foliares da soja Bt. Concluímos que características específicas de Dermacor®, como a rápida absorção pela semente no processo de germinação, favoreceram a proteção e a manutenção do ‘stand’ da soja já nas fases iniciais do desenvolvimento da lavoura, protegendo-a, principalmente, contra o ataque das lagartas-elasmo (Elasmopalpus lignoselus) e coró (Phyllophaga cuyabana). Na fase de desenvolvimento das plântulas, Dermacor®, translocado via xilema para a parte aérea da planta, resultou no amplo espectro de controle das lagartas Spodoptera frugiperda, Helicoverpa armígera e Anticarsia gemmatalis. Dermacor® age paralisando a alimentação dessas lagartas de forma rápida, reduzindo os danos às lavouras. A figura 1 destaca o desempenho superior de Dermacor® sobre a população de plantas. O produto mostrou performance 10% superior na comparação ao tratamento do produtor, na média das duas últimas safras. A figura 2 confirma o ganho de produtividade obtido pelo produtor que usou Dermacor®, comparado ao tratamento padrão. Note que a soja Bt protegida por Dermacor® teve produtividade média de 67 sacas por hectare, ou seja, duas sacas a mais por hectare do que o padrão de mercado. O controle superior da lagarta elasmo, uma das mais danosas à sojicultura, está registrado na figura 3. As sementes Bt tratadas por Dermacor® receberam, em média, proteção três vezes maior – a análise considera a quantidade de plantas atacadas pela praga em áreas de 10 metros quadrados. A figura 4 indica que nas lavouras de soja Bt tratadas pelo ‘padrão do produtor’ foram encontradas, em média, oito larvas a mais de coró por metro quadrado. 

Já a figura 5 evidencia a infestação de Spodoptera frugiperda e o controle diferenciado obtido no tratamento com Dermacor®. O produto manteve a cultura mais protegida por até 28 dias, após a emergência da planta. Além dos campos experimentais observados nas safras 2015-16 e 2016-17 da oleaginosa, a DuPont Proteção de Cultivos realiza estudos frequentes envolvendo seu produto nos centros de pesquisas de Wilmington, nos Estados Unidos e Paulínia, cidade do interior do Estado de São Paulo. Cientistas da empresa descrevem o inseticida para tratamento de sementes Dermacor® como uma das grandes inovações recentes da agricultura mundial.

Trata-se de uma tecnologia de última geração, capaz de fortalecer o vigor da lavoura e a rentabilidade ao sojicultor brasileiro. Dermacor® funciona ainda como uma ferramenta altamente eficiente à prática do manejo de resistência da soja Bt às principais lagartas que atacam a cultura no Brasil.

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Figura 4

Figura 5

Orlando Garcia é Engenheiro Agrônomo e Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da DuPont Proteção de Cultivos para Tratamento de Sementes América Latina.

Sergio Guenze Rodrigues é Engenheiro Agrônomo e Gerente de Tecnologia de Aplicação da DuPont Proteção de Cultivos para Tratamento de Sementes América Latina.

Informações Importantes

As recomendações de dose para cada praga estão disponíveis na bula do produto e no site da DuPont Proteção de Cultivos.

O aumento da produtividade e rentabilidade foi observado em campos experimentais, onde foi utilizado o produto Dermacor®, seguindo corretamente as informações de dosagem e aplicação. O aumento de produtividade e rentabilidade depende também de outros fatores, como condições de clima, solo, manejo, estabilidade do mercado, entre outros. Dados disponibilizados pela área de pesquisa da DuPont.

Atenção: Este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Leia atentamente e siga rigorosamente as instruções contidas no rótulo, na bula e na receita. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual. Nunca permita a utilização do produto por menores de idade. Consulte sempre um engenheiro agrônomo. Venda sob receituário agronômico. Produto de uso agrícola. Faça o Manejo Integrado de Pragas. Descarte corretamente as embalagens e restos do produto.

As marcas com ®, ™ ou SM são marcas da DuPont ou afiliadas. © 2017 DuPont.

Tags:

Fonte: DuPont

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo