Pesquisadores identificam presença de ferrugem asiática em hospedeiro alternativo durante o inverno na Argentina

Publicado em 20/09/2017 10:56

A ferrugem asiática da soja é uma das enfermidades de fim de ciclo na oleaginosa que reduz o rendimento do cultivo ou pode causar a destruição total no plantio. Assim como no Brasil, a Argentina também mostra preocupação com a doença para a próxima safra.

De acordo com um trabalho de Miguel Angel Lavilla e Antonio Ivancovich, pesquisadores da Universidade Nacional do Noroeste, até o presente não havia sido reportada a sobrevivência da ferrugem asiática durante o inverno na província de Buenos Aires.

Entretanto, foi encontrada, recentemente, a presença da ferrugem em seu hospedeiro alternativo, o kudzu (Pueraria lobata), na localidade de La Plata, capital da província.

De acordo com o alerta dos investigadores, as implicâncias deste acontecimento para o ciclo da ferrugem na Argentina devem ser investigadas, já que representa uma nova situação. Há pouco tempo, a presença da ferrugem na região núcleo da Argentina dependia da chegada de esporos do noroeste argentino, do Uruguai e do sul do Brasil e do Paraguai.

Tradução: Izadora Pimenta

Veja também: Soja guaxa é ameaça para a nova safra de soja em MT. Fungo da ferrugem já tem condições propícias para se propagar

 

Fonte: Clarín

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China volta ao mercado com apetite sobre óleo e grãos e dá nova cara para soja em Chicago; dia foi de valorização
Porto de São Francisco, em Santa Catarina, é o destino escolhido para viagem inaugural de cargueiro chinês
Mercado da soja começa o dia com leves altas na Bolsa de Chicago
Clima nos EUA perde protagonismo na formação de preços da soja em Chicago e cenário político americano ganha relevância
Soja fecha em alta na Bolsa de Chicago e ainda se apoia em nova disparada do óleo